Blog

A importância da Ginástica Laboral para os colaboradores e a empresa

1 de abril de 2014

Compartilhe

A importância da Ginástica Laboral no ambiente de trabalho é reconhecida por muitas empresas que a enxergam como um investimento na qualidade de vida dos funcionários. Isso porque as atividades físicas envolvidas diminuem a incidência de dores e aumenta a motivação dos colaboradores, o entrosamento da equipe e a produtividade.

O principal objetivo dos exercícios físicos é prevenir e aliviar dores e incômodos que ocorrem no desenvolvimento das tarefas rotineiras dos colaboradores. A prática dura de 5 a 10 minutos e pode oferecer resultados positivos para a equipe e resultados da empresa.

Neste artigo, vamos mostrar um pouco da história da Ginástica Laboral, a importância, como ela funciona e tipos de exercícios que a compõem. Ao final, conheça os benefícios que ela proporciona, com qual frequência ela deve ser oferecida aos colaboradores e como incentivá-los a realizar as atividades propostas. Boa leitura!

A importância da Ginástica Laboral para os colaboradores e a empresa

De onde surgiu a Ginástica Laboral?

Mesmo sendo uma atividade tão atual, o primeiro registro de ginástica em horário de trabalho surgiu na Polônia no ano de 1925. Na época, era chamado de Ginástica de Pausa, já que os trabalhadores pausavam a jornada de trabalho para a realização das atividades físicas leves. Somente 25 anos depois, que países da Europa e o Japão aderiram a esta metodologia e estipularam como obrigatório nos escritórios.

No Brasil, a Ginástica Laboral chegou na década de 1970, quando a Federação de Estabelecimento de Ensino Superior (FEEVALE), no Rio Grande do Sul, fez a publicação de uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas. Na época, empresas como Bangu (fábrica de tecidos) e o Banco do Brasil colocaram a metodologia em prática oferecendo este benefício aos funcionários.

Em 1979, o Serviço Social da Indústria (SESI) criou o Projeto de Ginástica Laboral oferecendo esse serviço às indústrias. Em 1999, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou o curso de preparação de alunos e profissionais da área para atuar como instrutores de Ginástica Laboral.

Atualmente, ela é considerada uma prática de prevenção e promoção da saúde no ambiente de trabalho, adotada por empresas de diferentes setores e tamanhos. Além dos exercícios físicos, ela pode englobar diversas técnicas, como:

  • relaxamento;
  • alongamento;
  • respiração;
  • postura.

Como funciona a Ginástica Laboral?

Segundo publicação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), a Ginástica Laboral é o resultado da preocupação das empresas com o bem-estar dos funcionários, fator que influencia na produtividade.

A atividade é administrada por um fisioterapeuta ou professor de educação física, que vai até as fábricas, corporações ou empresas para aplicar exercícios, como alongamento, relaxamento muscular, entre outros.

Desta forma, a equipe passa por um momento de descontração e interação, surtindo efeitos físicos e psicológicos positivos. O CONFEF esclarece que a série de exercícios dura de 5 a 10 minutos diários, dirigida especialmente para cada tipo de atividade realizada pela equipe, amenizando os desgastes exigidos pela função.

No caso de trabalhadores que ficam em escritórios, é necessário corrigir problemas posturais e compensar o desgaste proveniente dos exercícios repetitivos. Já para os que ficam em linhas de produção, por exemplo, é necessário compensar os grupos musculares exigidos pela atividade exercida.

Qual o papel da Ginástica Laboral nas empresas?

Conforme comentamos, a Ginástica Laboral é uma prática de atividade física feita no ambiente de trabalho, que tem como principal objetivo prevenir doenças ocupacionais e melhorar a saúde e bem-estar dos colaboradores. As organizações que reforçam esse conceito para suas equipes obtêm muitas vantagens a longo prazo.

Podemos inferir que não são apenas os funcionários que colhem benefícios, as empresas também tem inúmeros motivos para adotar esta prática no ambiente do trabalho. Dentre elas, podemos destacar as principais como:

  • aumentar a produtividade;
  • reduzir o absenteísmo;
  • melhorar o clima organizacional;
  • funcionários mais motivados;
  • redução do turnover;
  • diminuição do número de acidentes de trabalho.

Apesar de não ser obrigatória em todas as empresas, já existem leis que tratam da prática desta atividade nos ambientes profissionais. A principal norma é a NR-17, que estabelece as diretrizes para a ergonomia no trabalho. Essa norma regulamentadora inclui a prática de ginástica laboral como uma das medidas de prevenção e redução de riscos de lesões e doenças ocupacionais.

Além da NR-17, a Portaria nº 3.214/78 do Ministério do Trabalho também trata do assunto, estabelecendo a obrigatoriedade da ginástica laboral em empresas que exijam de seus funcionários atividades como exercícios físicos repetitivos ou que causam fadiga muscular.

Quais os tipos de Ginástica Laboral que existem?

Existem vários tipos de Ginástica Laboral que podem ser realizados no ambiente de trabalho, cada um com suas características e benefícios. Listamos a seguir três tipos:

Preparatória

Atividades realizadas antes ou nas primeiras horas do trabalho, composta por alongamentos, aumentando a circulação sanguínea, a viscosidade e lubrificação das articulações e tendões.

Compensatória

Exercícios específicos para corrigir desvios posturais decorrentes da atividade laboral. Ela é realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa, sendo praticada para diminuir a fadiga e prevenir doenças ocupacionais crônicas.

Fortalecimento muscular

São exercícios feitos para fortalecer os músculos utilizados no trabalho, diminuindo a sobrecarga muscular e prevenindo lesões.

Relaxamento

Realizada no fim da jornada de trabalho para oxigenar os músculos envolvidos nas tarefas repetitivas feitas ao longo do dia, auxiliando na redução do estresse e na tensão muscular.

CTA - Ebook Grátis

Quais os benefícios da Ginástica Laboral?

A Ginástica Laboral oferece vários benefícios aos colaboradores, como também para as organizações, tanto física como mentalmente. Para melhor compreensão, citamos a seguir algumas delas:

Oferece uma quebra na rotina longa de trabalho

A Ginástica Laboral proporciona uma quebra na rotina dos funcionários, impactando positivamente no clima organizacional. Ficar em apenas uma posição durante muito tempo é muito prejudicial ao nosso corpo.

Por isso, é recomendado praticar a Ginástica Laboral Compensatória no meio da jornada de trabalho.

Estimula o alongamento e relaxamento dos músculos

Os exercícios de alongamento ajudam a melhorar a flexibilidade dos músculos e aumentam a amplitude de movimento das articulações, ajudando a reduzir a tensão muscular que pode causar dor e fadiga.

Reduz lesões e outras doenças ocupacionais

Os exercícios físicos impactam positivamente, agindo no controle das dores musculares e alterações posturais que podem prejudicar o corpo. Ela ajuda a prevenir lesões causadas por esforço repetitivo ou de posturas inadequadas adotadas durante o trabalho.

Aumenta a produtividade

Quando os funcionários se sentem melhor física e mentalmente, a tendência é que ocorra um aumento na produtividade e no desempenho. Isso traz impactos positivos à organização como profissionais mais motivados no dia a dia e melhores resultados financeiros.

Promove o bem-estar

A Ginástica Laboral pode contribuir bastante para reduzir o estresse e a ansiedade dos funcionários, proporcionando um momento de relaxamento e descontração durante o expediente.

Minimiza possíveis dores das Lesões por Esforços Repetitivos (LER)

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) são um conjunto de doenças que atingem os músculos, tendões e nervos dos membros superiores, pescoço e coluna vertebral, causados ​​pelo uso excessivo e repetitivo dessas estruturas durante as atividades laborais.

Quando a Ginástica Laboral é executada com eficiência na empresa, relacionada aos movimentos envolvidos nas atividades que ocasionam essas lesões, contribui para o fortalecimento muscular e redução de fadiga.

Qual a frequência semanal da Ginástica Laboral?

Não há uma frequência rígida que deve ser obedecida, mas é importante considerar que quanto mais atividades repetitivas o colaborador realizar, mais ele precisará dos benefícios da Ginástica Laboral. Normalmente, indica-se de 3 a 5 vezes na semana e a ginástica é feita dentro do escritório ou da fábrica.

Como incentivar os profissionais nessas atividades?

Muitas empresas têm receio de os colaboradores não se interessarem em aderir a essa prática. A seguir, veja algumas das principais medidas que pode ser adotadas para fazê-los compreender a importância de aderir a esse tipo de ginástica.

Conscientize os funcionários

Utilize a sua comunicação interna para educar o seu funcionário e deixar claro a importância que essa metodologia pode ter na qualidade de vida deles.

Os cases de sucesso de grandes empresas servem muito bem para justificar o oferecimento desta modalidade durante a jornada de trabalho. Incentive também os líderes a praticarem e darem o exemplo, para incentivar seus times a colherem os benefícios da Ginástica Laboral.

Envolva os funcionários

É muito importante envolver os funcionários na definição dos horários e atividades, ouvindo suas sugestões e recomendações.

Contrate profissionais adequados para o auxílio da prática

Procure profissionais qualificados em Ginástica Laboral que ofereçam, com segurança, os exercícios mais indicados para a rotina de trabalho dos seus colaboradores. É preciso organizar os equipamentos e espaços necessários para a realização das atividades.

Como vimos, a importância da Ginástica Laboral no ambiente de trabalho precisa ser reconhecida como uma necessidade essencial e investimento no bem-estar dos colaboradores. Isso porque ela é uma via de mão dupla, que traz benefícios para ambas as partes, proporcionando mais qualidade de vida e aumentando a produtividade.

Gostou deste assunto e quer saber mais? Sugerimos a leitura de outro artigo em nosso blog que traz 10 dicas de ginástica laboral para home office. Não deixe de ler!

Saiba mais sobre Saúde Ocupacional por meio de nossos conteúdos:

» Atestado de saúde ocupacional: como funciona e qual sua validade?

» Anamnese na Medicina do Trabalho: confira qual sua função.

» Confira algumas dicas de saúde no trabalho para sua empresa.

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback